O dia 22 de Abril é o dia da Terra. Do nosso Planeta. Este dia pode, assim, engloblar todas as temáticas comemoradas no "calendário ambiental", constituindo uma excelente oportunidade para fomentar o início de projectos mais amplos nos domínios ambiental, com benefícios para todos.
Esta foto foi a mais publicada na história... não é linda?
O Apelo
Neste ano de 2008, não encaremos o Dia da Terra como mais um dia em que se ouve o termo "ambiente" com maior frequência. Façamos mudanças significativas nos nossos hábitos e atitudes. Reflictamos: se algumas das acções nem são assim tão difíceis, se abunda a informação, porque é que ainda não se fazem sentir grandes diferenças? Porque é que as taxas de separação de papel e plástico são ainda tão baixas? Porque é que as torneiras são deixadas a correr quando se escovam os dentes?
A culpa não é só dos políticos. Também temos a nossa quota-parte de culpa. Será que a informação não passa? Para as gerações mais velhas, pode ser que não. Mas as gerações mais novas, já receberam informação ambiental na escola, já aprenderam a agir em conformidade com o ambiente. Provavelmente, com os anos acabam por desaprender ou esquecer tudo isso. Falta também a vontade de criar o hábito, falta lembrar que é necessário mudá-lo.