ClubEco

Amadora, Lisboa, Portugal
ClubEco é um espaço que procura sensiblizar a comunidade escolar da Secundária Fernando Namora para as questões ambientais, de modo particular às que dizem respeito à nossa área geográfica - Brandoa, no concelho da Amadora.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Concurso "Corrida às Garrafas"

A nossa escola participou com 12 600 garrafas, contribuindo, assim, com €157,5o para instituições de solidariedade. A turma eleita "Turma da Garrafa" foi o 7º3, contribuindo com 2692 garrafas... notável! Deste modo, a turma ganhou a oportunidade de visitar a unidade industrial de reciclagem do plástico SELENIS, em Portalegre, que faz a reciclagem do PET para fabrico de fibras destinadas a enchimento, nomeadamente de sacos-cama ou blusões.
O concurso foi realizado com a colaboração do Ecoespaço no âmbito da campanha da Valorsul "Penso amarelo". Parabéns ao 7º3 e a todos quantos contribuiram para o êxito desta campanha. Ajudaram na construção de um ambiente melhor e de uma sociedade mais solidária.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra

O dia 22 de Abril é o dia da Terra. Do nosso Planeta. Este dia pode, assim, engloblar todas as temáticas comemoradas no "calendário ambiental", constituindo uma excelente oportunidade para fomentar o início de projectos mais amplos nos domínios ambiental, com benefícios para todos.



Esta foto foi a mais publicada na história... não é linda?

O Apelo
Neste ano de 2008, não encaremos o Dia da Terra como mais um dia em que se ouve o termo "ambiente" com maior frequência. Façamos mudanças significativas nos nossos hábitos e atitudes. Reflictamos: se algumas das acções nem são assim tão difíceis, se abunda a informação, porque é que ainda não se fazem sentir grandes diferenças? Porque é que as taxas de separação de papel e plástico são ainda tão baixas? Porque é que as torneiras são deixadas a correr quando se escovam os dentes?




A culpa não é só dos políticos. Também temos a nossa quota-parte de culpa. Será que a informação não passa? Para as gerações mais velhas, pode ser que não. Mas as gerações mais novas, já receberam informação ambiental na escola, já aprenderam a agir em conformidade com o ambiente. Provavelmente, com os anos acabam por desaprender ou esquecer tudo isso. Falta também a vontade de criar o hábito, falta lembrar que é necessário mudá-lo.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

A CRIL

Alfornelos ficará cercada com 4 auto-estradas, com um tráfego previsto 120.000 veículos por dia!


A colina por onde passará um dos ramais da CRIL (note-se as anilhas de cimento que têm como função impedir o estacionamento a veículos motorizados e assim "desimpedir o caminho")



O prazo de execução da CRIL está cada vez mais perto e por isto mesmo o ClubEco teve a responsabilidade de criticar e comentar este projecto.
Perante isto, a posição dos elementos do grupo é unânime, CONCORDAMOS COM A CONSTRUÇÃO DA CRIL, MAS NESTAS CONDIÇÕES NÃO! O projecto propõe-se a terminar o sublanço Pontinha-Buraca, previsto desde há 50 ano, mas em condições precárias quer na área da segurança rodoviária, quer na qualidade de vida dos residentes das freguesias de Alfornelos, Damaia, Buraca e Santa Cruz de Benfica. A solução prevista será a construção de uma auto-estrada de 8 faixas, grande parte a céu aberto uma pequena parte em semi-túnel, tambem este por vezes aberto, ou seja, sem filtros para reduzir o impacto da poluição emitida pelos automóveis, outro impacto negativo será a poluição sonora redobrada, pois para além do baralho natural que os veículos motorizados produzem, o túnel aberto servirá como caixa de ressonância...



terça-feira, 1 de abril de 2008

Queria anunciar o lançamento de dois novos projectos do ClubEco na nossa escola:

1) Vamos procedes à afixação de cartolinas junto aos interruptores das salas de aula para sensibilizar alunos e professores para a poupança de energia. Afinal, quantas vezes não está um sol esplendoroso lá fora e os estores todos fechados e as luzes todas ligadas cá dentro?

2) Vamos transformar colocar papelões em todas as salas de aula, de modo a aproveitar os desperdícios de papel ao máximo.

Contamos com a tua ajuda para o sucesso destes projectos.

Alfornelos vista do monte

Aqui vemos a vista que se tem do cimo do monte onde vai passar o último troço da CRIL-IC17. Ficamos com a noção da altura a que a estrada ficará em relação aos complexos habitacionais.
Por entre os prédios vê-se a Praça Teófilo Braga.

Espaço da futura CRIL

Estas fotografias foram tiradas no monte no qual vai passar o último troço da CRIL-IC17.


Estaleiro

O estaleiro junto à feira da Brandoa foi recentemente ampliado, prenúncio de que as obras da CRIL-IC17 não tardarão muito a recomeçar. Esperemos que o traçado final seja repensado, de modo a salvaguardar a saúde das populações.

Novos espaços verdes na Brandoa

A zona baixa da Brandoa tem sofrido grandes transformações nos útlimos anos... para melhor! De facto, associada à construção de equipamentos colectivos esteve a construção de espaços verdes, que vêm colmatar uma falta desta freguesia que, recorde-se nasceu daqueloe já foi o maior bairro clandestino da Europa.


Estes novos espaços proporcionam o encontro e diálogo entre populações de diferentes idades e culturas. Um bom investimento!

Proposta: por que não vens aqui passear, descansar, conviver? Fica mesmo ao lado da escola...

Ciclovia (ao fundo, a ESFN)

Desde o ano passado que os os alunos que vão de biciclete para a escola têm a tarefa facilitada, com o prolongamento da ciclovia até ao Centro de Saúde de Alfornelos (pelo menos os que vêm de baixo). Salienta-se o facto de a ciclovia estar equipada com iluminação eléctrica e caixotes de lixo, a pensar nas necessidadesdas populações: caixotes de lixo porque é comum produzir lixo (usar garrafas de água, por exemplo, quando se faz jogging), iluminação porque muitas pessoas só têm possibilidade de usufrui destes equipamentos no final do dia de trabalho.


Aliás, a utilização deste equipamento é, felizmente, muito intensa, principalmente no troço Falagueira - EB2+3 de Alfornelos.

Proposta: que tal vires dar uma corrida ou utilizar a tua biciclete na ciclovia? Faz bem a ti e ao ambiente.

P.S.: Será que a utilização se manterá com a construção do último troço CRIL-IC17?. Vai passar um viaduto mesmo por cima da Avenida Ruy Luís Gomes, e não me parece que será muito saudável ir dar uma volta a respirar os escapes dos automóveis...


Banco de jardim na Avenida Ruy Luís Gomes


Recentemente foi colocado este banco de jardim na Avenida Ruy Luís Gomes. Muitos de nós, alunos, passam por aqui no trajecto casa-escola.
Proposta: que tal descansares aqui no teu caminho e apreciares os espaços verdes de Alfornelos?

Espaços verdes na nossa escola



A nossa escola dispõe de espaços verdes muito bonitos, como podemos ver nas fotos, desde flores lindíssimas a hortaliças (não menos bonitas, leia-se).

Ecopontos


Já este ano, a Junta de Freguesia de Alfornelos colocou mais ecopontos nas ruas do bairro. Dá-lhes uso: separa os materiais!

Avenida Ruy Luís Gomes - Alfornelos





Alfornelos

Grande parte dos alunos da nossa escola vem da vizinha freguesia de Alfornelos. Alfornelos é uma urbanização relativamente recente que dispõe de amplos e aprazíveis espaços verdes como se pode ver nas imagens.
Várias árvores podemos encontrar, desde palmeiras a plátanos, passando por choupos freixos, etc.
Que tal dares uma volta pelo este bairro para apreciar estes espaços?

O parque de estacionamento

Nem tudo são coisas más. Vários alunos utilizam a sua biciclete para se deslocarem à escola. E são cada vez mais!... apesar dos enormes declives que caracterizam a nossa zona. Assim, queimam-se calorias e não se emite CO2 para a atmosfera. Se tens uma biciclete lá em casa e lhe quiseres dar uso, que tal usá-la para ir para escola? Até chegas mais depressa! (e dás uma prova de coragem...)

Ecoponto no refeitório




O nosso refeitório dispõe já dispõe de um ecoponto. Separa tudo o que puderes e coloca cada material no seu caixote.

O microscópico carvalho

Talvez já te tenhas perguntado o que é que estão a fazer quatro paus espetados no meio da relva atrás dos balneários exteriores. Se sim, acabas de encontrar a resposta: os paus estão lá para proteger um minúsculo carvalho (que se pode ver na figura). Como a foto foi tirada no Inverno, o carvalho não tem folhas, mas se agora lá fores poderás ver que já nasceram umas folhinhas. E não te esqueças de ter cuidado para não estragar está árvore, que é bem frágil.

Caixote de lixo

Não nos podemos queixar de falta de recipientes para pormos o lixo na nossa escola. Ainda há pouco tempo foram acrescentados mais uns, como este. Não temos mesmo desculpa para deitar lixo no chão.

Espaços verdes na nossa escola

Como podemos ver, a nossa escola dispõe de espaços muito aprazíveis, ricos em vegetação que nos convidam a usufruir deles, especialmente nos dias mais quentes, sentando-nos à sombra dos pinheiros mansos, das casuarinas, das nespereiras,... pois é, a nossa escola tem uma grande variedade de espécies arbóreas. Goza delas com os teus colegas, mas claro, sem as danificar nem deitar lixo para o chão: afinal, são elas que fornecem o oxigénio que respiramos...

Lixo no chão da escola

Este é apenas um exemplo do lixo que podemos encontrar no chão da nossa escola; seguem-se mais. As fotografias ilustrativas da poluição na nossa escola foram tiradas no final do dia. De manhã a escola está mais limpa, o que significa que este não é lixo acumulado, mas lixo que todos os dias produzimos! Não deites lixo para o chão: há muitos recipientes próprios (como aliás se mostra numa imagem acima). Se os detritos forem recicláveis, coloca-os nos respectivos ecopontos, que também os há - azul para o papel, amarelo para as embalagens e verde para o vidro. E incentiva os teus colegas e a tua família a fazê-lo também.

Lixo nos espaços verdes da escola (1)


Lixo nos espaços verdes da escola (2)


Lixo nos espaços verdes da escola (3)


Papéis no chão da escola


Embalagens de plástico no chão da escola


terça-feira, 4 de março de 2008

Olímpiadas do Ambiente


No passado dia 18 do mês de Janeiro, realizou-se, na nossa Escola, a 1ª eliminatória do concurso "Olímpiadas do Ambiente" (O.A.). No concurso, para além de alunos que participam no ClubEco, particparam também alunos exteriores ao grupo. Foram seleccionados 3 alunos da categoria A (3º ciclo - 7º,8º,9º anos) e 5 alunos da categoria B (secundário -10º,11º,12º anos). No dia 5 de Março realiza-se a 2º eliminatória a qual determina a passagem dos 40 melhores (a nível nacional) para a Final Nacional. Para mais informações consultar o site oficial das O.A. http://www.esb.ucp.pt/twt/olimpiadas/